12 razões para amar TEDTalks

ted

Mesmo que nunca tenha me visto na vida, se for um observador atento, talvez você já tenha reparado que sou uma grande entusiasta do TEDTalks. As coisas que aprendo lá muitas vezes me servem de referência.

Como já contei antes, TED  é o acrônimo para Technology, Entertainment, Design (em português, Tecnologia, Entretenimento, Design). É uma fundação estadunidense sem fins lucrativos, que organiza conferências destinadas à disseminação de boas ideias. Os vídeos variam entre 3 e 20 minutos, mais ou menos, e o acesso a eles é gratuito pela internet. Diversos vídeos possuem legendas em português e outras línguas. E vários estão disponíveis no Netflix para quem é assinante.

O conteúdo, que inicialmente tinha maior ênfase em tecnologia e design, hoje cobre temas que abrangem praticamente todos os aspectos de ciência e cultura. Entre os conferencistas, estão diversos ganhadores do Prêmio Nobel, personalidades como Sheryl Sandberg (a chefe operacional do Facebook desde 2008), Isabel Allende (jornalista e escritora chilena), Madeleine Albright (primeira mulher a ocupar o cargo de Secretária de Estado dos Estados Unidos), Bill Clinton (ex-presidente dos Estados Unidos), Sting (músico, cantor e ator inglês), os fundadores do Google, muitos outros famosos e também gente incrível de quem você nunca ouviu falar.

Eu sei que você não me pediu nenhum conselho, mas se eu puder dar uma dica que pode mudar sua rotina para melhor, é essa: vicie em TEDTalks você também. Já faz tempo que assisto a no mínimo um vídeo por dia. Como são curtinhos, vejo um ou dois enquanto tomo meu café da manhã e me arrumo para trabalhar. À noite, muitas vezes vejo mais. Ainda tem dias em que não resisto e assisto a mais um ou outro na hora do almoço.

Já vi mais de uma centena de vídeos. E dá para contar nos dedos os que não valeram a pena. Então, se você já não é um “TED-maníaco”, dê-se essa oportunidade. Há quem aponte defeitos diversos no TEDTalks, mas é evidente que, quanto maior o sucesso e a popularidade de uma realização, mais ela se tornará alvo de críticos que não pretendem fazer melhor.

Vão aí doze motivos para amar TEDTalks:

1. É estimulante. Tanto quanto uma boa conversa com um amigo muito inteligente.

2. Coloca seu cérebro para trabalhar. Faz você pensar mais sobre novos jeitos de ver e fazer as coisas.

3. Faz você parecer (e ser) inteligente. Rende assunto para conversar de verdade com seus amigos inteligentes.

4. Coloca você em contato com grandes mentes. Dúzias de pessoas incrivelmente talentosas, atuantes nas mais diversas áreas, viajam de diversas partes do mundo às conferências de TED para falar sobre o trabalho delas, e você pode conhecer isso tudo.

5. É de graça. Custa uma pequena fortuna participar presencialmente de uma conferência de TEDTalks. Em outubro desse ano, haverá uma no Rio de Janeiro, e a inscrição custa US$ 6,000 (seis mil dólares americanos). Mas você pode ver TODOS os vídeos de graça, em alta resolução, na sua casa.

6. O conteúdo é simplificado. Alguns críticos de TED acreditam que as palestras simplificam demais assuntos complexos. E isso não é incrível? Se você quiser, em poucos minutos pode aprender mais do que jamais saberia sobre conexões neurais, por exemplo, graças a um profissional obcecado pelo assunto, que dedicou a vida toda a estudar isso. É evidente que seu conhecimento será infinitamente menor que o dele, mas será muito maior que era antes de ver a palestra. E pode ainda despertar seu interesse por algo inédito.

7. Aprenda com quem tem o conhecimento prático. Os palestrantes de TED são, em geral, praticantes do que ensinam. Não dão aulas abstratas, mas sim contextualizadas em suas histórias e experiências. Na maior parte das vezes, eles não ensinam, eles fazem. Você pode aprender sobre depressão e autismo, por exemplo, não só com psicólogos e psiquiatras, mas com pessoas diagnosticadas com depressão e autismo!

8. É rápido. Como já disse, há vídeos de apenas 3 minutos.Os mais longos que já vi tinham em torno de 23. Ou seja, falta de tempo não é desculpa para não aprender.

9. É prático. Você só precisa ter conexão à internet para acessar onde e quando quiser.

10. Você decide o que quer aprender. O formato dos vídeos – curtos, simples e diretos – permite que você mesmo direcione seu aprendizado, escolhendo qual palestra quer ver e quando. É mais fácil absorber o conhecimento quando você decide o momento de colocá-lo em prática.

11. Abre sua mente. Ao ver gente incrível sustentando opiniões totalmente diferentes da sua, há chances de você mudar de ideia (por que não?) ou pelo menos respeitar e até defender quem pensa de outro jeito.

12. Incentiva você a perseguir seus sonhos. Ver histórias de pessoas que não desistem diante de obstáculos, lutando até atingir seus objetivos, é inspirador.

E você, já viu seu TEDTalk de hoje? Vai lá:

Site oficial: http://www.ted.com/

Canal no Youtube: http://www.youtube.com/user/TEDtalksDirector

Canal no Youtube de vídeos em português: http://www.youtube.com/user/TedTalksPortugues

Anúncios

Um comentário em “12 razões para amar TEDTalks

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s