Ilusões auditivas

ilusão auditivaEstamos habituados a ver imagens e vídeos de ilusões de ótica, mas você já parou para pensar em ilusões de audição? Podemos realmente confiar em nossos ouvidos e nas coisas que eles ouvem?

No vídeo a seguir (em inglês), são propostos alguns testes para demonstrar ilusões auditivas.

Num trecho, aparecem dois vídeos lado a lado. E, surpreendentemente, o que você ouve depende de qual vídeo você está olhando! Isso acontece por causa de algo chamado de Efeito McGurk, que mostra como nossa visão pode alterar o que acreditamos estar ouvindo. Outro teste demonstra o contrário: como um som pode também alterar o que acreditamos estar vendo.

O vídeo revela, ainda, que diferentes pessoas ouvem coisas diferentes, mesmo que o som seja exatamente o mesmo. Essa ilusão, chamada de Paradoxo do Trítono, foi descoberta por Diana Deutsch, uma psicóloga inglesa famosa por suas pesquisas na área da psicologia musical. Nessa ilusão auditiva, cada tom tem ao mesmo tempo uma frequência alta e uma baixa, mas o cérebro escolhe qual delas quer ouvir. Diana descobriu ainda que fatores como localização geográfica e idioma influenciam o resultado.

Por fim, a ilusão de tons Shepard causa a impressão de que uma sequência de sons é sempre ascendente. Ou seja, se você repetir a mesma exata sequência várias e várias vezes, terá a impressão de que o tom continua subindo continuamente!

E aí, você ainda confia no que seus ouvidos ouvem?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s