TED do dia: o homem que revolucionou o absorvente na Índia

Arunachalam Muruganantham, o homem que revolucionou o absorvente higiênico na Índia
Arunachalam Muruganantham, o homem que revolucionou o absorvente higiênico na Índia

Tenho convivido por toda minha vida com mulheres cultas, educadas, com boa situação financeira, independentes e cheias de opinião. E mesmo entre mulheres assim, menstruação é um tema tabu. Já vi muitas amigas torcerem o nariz para a mera menção do assunto. A maior parte tem asco até de admitir que passa todos os meses por esse processo absolutamente natural.

Imagine então como é na Índia, e pior, na zona rural indiana. Lá, a menstruação não é apenas assunto proibido, é motivo para que as meninas faltem às aulas e provas, e mulheres deixem de trabalhar durante o período menstrual. Naturalmente, isso gera um impacto terrível na vida dessas meninas e mulheres, inclusive em seu orçamento familiar. Há também o aspecto cultural: enquanto estão menstruadas, as mulheres não podem frequentar o templo ou preparar comida.

Segundo o The Times of India, apenas 12% das 355 milhões de mulheres que menstruam usam absorventes higiênicos. As demais utilizam trapos, folhas, cascas, serragem, qualquer coisa no lugar do absorvente higiênico, cujo preço é alto demais para permitir esse “luxo”.

Ao se deparar com essa realidade, surpreendentemente foi um homem que resolveu dedicar anos de sua vida (quinze, para ser mais exata) para desenvolver uma alternativa que atendesse às mulheres pobres da Índia. De acordo com Arunachalam Muruganantham, “as mulheres que usam panos com frequência têm vergonha de deixar que sequem ao sol. Com isso, os panos não são desinfetados. Aproximadamente 70% das doenças reprodutivas na Índia são causadas por falta de higiene menstrual. Isso também pode afetar a mortalidade materna.”

Veja o vídeo (legendas em português disponíveis) para se encantar com a história e conhecer todas as dificuldades e situações inusitadas que Muruga (como ele próprio se chama) precisou enfrentar em sua jornada, incluindo o preconceito e o abandono familiar. E tudo isso sem nenhuma motivação financeira! Perguntado sobre seus motivos, ele explica: “Fui criado por mãe solteira. Eu vi como minha mãe lutou para me criar, então eu quis fazer isto para ajudar outras mulheres a ganhar a vida para sustentar suas famílias. Se você empodera uma mãe, empodera um país.”

Com vocês, Arunachalam Muruganantham!

Leia mais aqui.

Anúncios

Um comentário em “TED do dia: o homem que revolucionou o absorvente na Índia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s