Cave Colinas de Pedra

Um dia eu espero que meu trabalho me permita viajar com muito mais frequência do que hoje. Enquanto esse dia não chega, faço o que posso para dar pequenas escapadas da rotina. E sabe como eu chamo meus passeios e viagenzinhas curtas, de um ou dois dias? Mini-férias! Especialmente se for para conhecer um lugar novo e lindo, como meu marido e eu fizemos no domingo, dia 19/04.

Em minhas constantes buscas por atrações próximas de casa, descobri a Cave Colinas de Pedra, inaugurada há pouco mais de dois meses, em Piraquara-PR, a apenas 30 km de Curitiba. Imagine um túnel de trem construído no Brasil Império (por onde passava a Maria Fumaça), transformado por um empresário visionário numa cave para maturar espumantes. Imagine, agora, uma estação de trem desativada, totalmente restaurada e transformada num restaurante, onde os pratos são elaborados cuidadosamente para harmonizar com os espumantes. Imagine, por fim, que tudo isso está localizado no meio da Mata Atlântica, na Terra dos Mananciais e Nascentes do Rio Iguaçu, Patrimônio Natural Tombado em 1986 pelo Governo do Estado do Paraná. Imaginou?

EstaçãoVista da estação

A realização desse projeto é resultado do empenho do fundador, Ari Portugal, para transformar um sonho em realidade. Em 1999, ele adquiriu uma área de 45 hectares, nos fundos da Estação Ferroviária de Roça Nova. Seu objetivo, então, era construir uma pousada ecológica. Desde então, o Sr. Ari começou a cuidar da manutenção estação ferroviária, ainda que não fizesse parte de sua propriedade, a fim de evitar a destruição pela ação do tempo e de vândalos. No ano seguinte, a extinta Rede Ferroviária Federal S.A – RFFSA colocou à venda, em leilão público, a estação, o túnel ferroviário desativado, localizado a 140 metros da estação, e uma litorina sucateada. Todos foram arrematados com a intenção de integrar o projeto da pousada.

Quando alguém sugeriu ao Sr. Ari que o túnel poderia ser uma cave de maturação de espumantes, ele poderia ter descartado a ideia – afinal, ele não tinha qualquer experiência na área. Em vez disso, ele começou a estudar os meios para viabilizar o projeto. O túnel foi fechado nas duas entradas e, por dois anos consecutivos, foram realizados testes diários de temperatura e umidade, além de contatos e pesquisas com profissionais do vinho.

Interior do túnel.

Estrutura em policarbonato que abriga o maquinário, é uma homenagem às estações-tubo de Curitiba.Espumante brut rosé

Ao final do período, constatou-se que a temperatura interna variava apenas 1°C ao longo de todo o ano, 16°C no inverno e no máximo 17°C no verão. Em poucas palavras, o sonho de todo produtor de vinhos espumantes! O túnel, construído em 1883, conta com 429 metros de extensão, 5 metros de altura e 3,5 metros de largura. A capacidade de armazenamento atual é de 50.000 garrafas, porém existe uma cave reserva, podendo elevar esse número a 500.000 garrafas.

O Sr. Ari firmou uma parceria com a tradicional vinícola Cave Geisse, do Rio Grande do Sul, responsável pela primeira fase de elaboração do espumante. A Cave Colinas de Pedra faz a guarda, maturação e processos finais do vinho espumante, pelo método de elaboração Champenoise, que compreende a rèmuage, dégorgement, adição do licor de expedição, rolha, gaiola e rotulagem.

A antiga estação de trem foi totalmente reformada, com o cuidado de recuperar suas características originais quase na íntegra. O almoço servido no restaurante é no formato finger food. O cardápio inclui queijos, pães, patês, bruschetas, saladas e pratos quentes à vontade, todos em pequenas porções – o que é excelente, pois a apresentação é tão linda e o sabor tão gostoso a gente quer experimentar tudo. As sobremesas também são deliciosas, com destaque para as tortinhas banoffi e de limão. Fomos atendidos por filhos do Sr. Ari, que recebem os visitantes como quem acolhe amigos na própria casa. A esposa do Sr. Ari coordena a elaboração dos pratos.

Moqueca de camarão - uma das opções de pratos quentesMesa de finger food

SaladinhasSobremesas

A velha litorina – um carro-passageiro fabricado na Philadelphia-USA, na década de 60 – foi restaurada e serve como Vagão Gourmet, onde são servidos diversos tipos de chás, cafés, espumantes e chocolates quentes. Ao lado dela, uma cama elástica faz a alegria das crianças.

Litorina e pula-pulaInterior da litorina

A visita ao túnel é conduzida pelo próprio Sr. Ari, que faz questão de contar aos visitantes os detalhes dessa história e explicar de forma clara e didática os passos da elaboração e maturação do espumante. Um carrinho elétrico sobre trilhos conduz até 15 passageiros, num trajeto de 154 metros até o interior do túnel, onde as garrafas ficam maturando por, no mínimo, 2 anos, período em que o vinho espumante ganha complexidade. Ao final do passeio, há uma degustação de espumantes.

Descanso sob as árvoresVista de um dos quiosques

Se tudo isso não bastasse, é possível fazer diversas trilhas ecológicas pela propriedade, relaxar numa confortável poltrona sob um dos gazebos, fazer um piquenique, descansar numa rede, ler um livro. E quando eu achava que não podia ficar melhor, soube que, a partir desse sábado, será possível também fazer passeios panorâmicos de helicóptero.

Com tudo isso, não é surpresa que, embora tão recente, o empreendimento já tenha recebido diversas premiações e o reconhecimento do setor, antes mesmo de sua inauguração. Em setembro de 2012, no II Congresso Latino Americano de Enoturismo, Bento Gonçalves-RS, foi informalmente eleito “case inédito” do congresso. Em janeiro de 2013, a rede de televisão alemã SWR- TV produziu longo documentário sobre a Cave Colinas de Pedra, que foi ao ar para o público europeu em fevereiro de 2014. Em junho de 2013, o projeto recebeu pesquisadores da Chaire UNESCO Culture et Traditions du Vin, para realizar um trabalho, apresentado no início de outubro do mesmo ano, no Rencontres du Clos-Vougeot, na cidade de Dijon – França, importante evento da UNESCO. Em novembro de 2014, o projeto foi apresentado também no 37th World Congress of Vin and Wine, em Mendoza – Argentina. Em janeiro de 2015, a RPC TV (afiliada da Rede Globo no Paraná) produziu um documentário sobre o projeto em seu programa semanal “Meu Paraná”, levado ao ar no dia 10 de janeiro do mesmo ano, e posteriormente no canal Globo News.

Ari Portugal.
nós na escada
Marido e eu.

Eu fiquei encantada com o lugar e certamente voltarei em outras oportunidades. É um passeio excelente para um dia de sol, para aproveitar as belezas naturais ao ar livre, mas que funciona bem também nos dias nublados ou chuvosos, quando se pode curtir o almoço delicioso, acompanhado de um espumante de excelente qualidade, e ainda visitar o túnel.

É imprescindível fazer reserva com pelo menos 3 dias de antecedência, através do site, onde constam todas as informações necessárias: localização, valores, formas de contato. A Cave aceita cartões de crédito e débito.

O tremInterior da estação

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s