Entretenimento infantil durante o voo e trechos terrestres

Essa será a primeira vez que o Ivan viajará de avião. E de trem. E de ônibus. Entreter um bebê em viagens de carro já não foi moleza. Mas agora lidamos com um toddler que quer andar o tempo todo, e em meios de transporte coletivo a maior preocupação é tentar não incomodar (muito) os outros passageiros.
Então essas são as ideias que tenho até o momento para tentar tornar a viagem o mais tranquila possível:

  1. Dormir. Como mencionei no post anterior, nossos voos principais e mais longos são noturnos. Os trechos terrestres longos também programamos para fazer à noite. Eu realmente acredito que o Ivan vai dormir nesses trechos. Ele costuma dormir bem à noite, ainda que acorde de vez em quando para mamar. 
  2. Mamar. Várias mães dão essa dica: amamentar durante a decolagem e o pouso minimiza os desconfortos causados pela pressão nos ouvidos. 
  3. Comer. No carro, quando o Ivan está entediado, biscoitinhos de arroz ou de polvilho e uvas passas costumam deixá-lo mais tranquilo.
  4. Música. Outra coisa que o acalma bastante. Já tenho os álbuns preferidos dele salvos para tocar off-line no Spotify.
  5. Livrinhos. Ocupam pouco espaço, mas também o entretêm por pouco tempo.
  6. Brinquedos. Algumas mães sugerem levar brinquedos novos (os antigos já não fazem sucesso). Mas essa opção não me agrada muito porque: a) muita coisa para carregar, b) as novidades deixam de ser novidades muito rapidamente; c) são raros os brinquedos que sirvam para entreter uma criança da idade do Ivan (um ano e dois meses) sentadinho no meu colo. Vou levar uma coisinha ou outra, mas não confio que vá funcionar por muito tempo.
  7. Vídeos e joguinhos no celular ou tablet. Não sei se o voo que pegaremos terá boas opções de entretenimento individuais, mas prefiro nem contar com isso (até porque não é qualquer desenho animado que ele gosta). Vou levar os preferidos baixados para ver off-line (há algumas opções que ele gosta na Netflix, e outros baixei o aplicativo, como Palavra Cantada e Bita). Não está entre as primeiras opções não só porque gosto de limitar o tempões exposição dele a telas, mas principalmente por serem trechos noturnos, e acho que ficar vendo desenhos animados pode interferir negativamente no sono. Mas pode ser uma boa para quando ele acordar de manhã, e para viagens curtas de trem que serão feitas durante o dia.

Editando para colocar dicas da minha amiga Aline que eu tinha esquecido e achei ótimas:

– Papel, fiz de cera, carimbo e adesivos autocolantes! 

Você já viajou com bebês ou crianças e tem alguma dica que eu não coloquei na lista? Conte pra mim nos comentários! 

Anúncios

5 comentários em “Entretenimento infantil durante o voo e trechos terrestres

  1. Já viajamos 7x mas sempre voos custos, cada vez foi diferente pq ele estava em fases diferentes, mas todas de dia, geralmente pela manhã! A primeira ele tinha 2 meses e a ultima 1ano 1 mês. A parte de mamar na decolagem e pouso nunca rolou muito bem, a maioria das vezes ele não quis ou quando eu oferecia na hora que estava taxiando preparam pra decolar, ele mamava e já terminava antes decolar!! Hahahah bom comida funcionou muito bem, ja os brinquedos novos não muito, ele sempre queria brincar com coisas do avião as 2 ultimas a diversão foi encaixar o cinto de segurança, garantiu quase que todo o voo 😍 Ah lembrei que levei o cata-vento que ele ganho do Ivan e tbm foi uma boa distração pra ele! Ainda não precisei usar nenhuma tecnologia e fiquei bem feliz, mas acho que pra viagens mais longas talvez seja bem util! Bom, acredito que o Ivan vai tirar de letra, ele é super de boa, vcs vão achar o jeitinho!

    Curtido por 1 pessoa

  2. Um mix entre as opções “livrinhos” e “brinquedos”, um quiet book não ocupa muito espaço e pode ser uma boa. Brinquedo mesmo, hotwheels não ocupam espaço e são distração garantida desde os 8 meses do primogênito e desde sempre com o caçula.
    Outras coisas que são boas distrações, apesar ter achado meio loucura quando me falaram, são rolos de fio dental e papel higiênico. Esses geralmente garantem um distração enquanto durar a vida dos rolos. Heheheh

    Curtido por 1 pessoa

  3. Oki,

    Na nossa última viagem, levei um caderninho com giz de cera e carimbos (como aqueles de quando éramos crianças) pra ele se distrair e fizeram sucesso. Deixei separado também cartela de adesivos pra ele, mas nem precisamos usar esse recurso durante a viagem porque desenhar o ocupou bastante. Massinha foi uma boa tbm, porém, ele demorou pra entender que não era de comer. Vou pensar em mais opções e volto comentar!

    Curtido por 1 pessoa

    1. Amiga, esqueci que eu ia colocar no texto também os adesivos, depois da nossa conversa de ontem achei que pode ser uma boa!
      Giz de cera até agora não fez sucesso aqui, mas realmente eles mudam bastante em pouco tempo, pode ser que até mês que vem ele já esteja gostando! Carimbo não tinha pensado, tenho aqui o do aniversário dele e um que veio junto de brinde. Obrigada pelas dicas!

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s